Cartórios em SP

História e região que atende o 13º Cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

Instalado no ano de 1908, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 13º Subdistrito da Capital  Butantã, também denominada de 13º Cartório de Registro de São Paulo, iniciou as atividades como Tabelionato, e é conhecido na região por ser um dos cartórios que mais investe em tecnologia, de forma a fornecer um serviço ágil e seguro para os clientes.  

A “responsabilidade” de se tornar um cartório tão conhecido é do atual oficial, Evandro Cunha, que realiza a atividade desde o ano de 1991.  A história dele pode, inclusive, se unir à história da cidade de São Paulo, já que Evandro se formou na 1º Turma da Universidade Mackenzie, no ano de 1959, e foi aprovado na primeira colocação no 2º concurso público promovido pelo Tribunal de Justiça, que na época ainda era regido pelos termos da Lei Complementar n. 539, de 26/05/1988. 

Ao realizar as atividades no Cartório de Butantã, um dos maiores sucessos da administração de Evandro foi a implantação de um sistema de microfilmagem nos arquivos que se encontram no local. Desta forma, todo o acervo está microfilmado, desde certidões de casamento até editais de proclamas, DNVs ou declarações de óbito. 

Outro diferencial do local é o pioneirismo na implantação do sistema de biometria, ou seja, de identificação digital, que contribuiu para o número de 400 mil fichas de firmas arquivadas digitalmente, o que auxilia na agilidade dos serviços prestados.  

Além desses diferenciais, o cartório possui um local amplo de atendimento, realizado em balcão. Entretanto, as pessoas que desejam realizar casamento são atendidas de maneira individual, em uma sala específica para atividade, mesmo local em que são realizadas as celebrações. 

 O balcão de atendimento, portanto, é destinado para os registros de nascimento, óbito, abertura de firmas e procurações, e os mensalistas possuem algumas vantagens, como o amplo estacionamento disponibilizado pelo Cartório. 

O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 13º Subdistrito da Capital - Butantã fica localizado na Avenida Vital Brasil, número 325 – Bairro do Butantã. Para ter um contato com o público o local disponibiliza o e-mail [email protected]com.br  e também o telefone (0XX11) 3819 1188. Os serviços cartoriais seguem o horário pré-estabelecido pelo local, que é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.