Cartórios em SP

História e Região que atende o 1º Cartório de Registro de São Paulo/SP

O primeiro cartório de registro de São Paulo foi um cartório de imóveis. A história do cartório se confunde com a história de Eulálio da Costa Carvalho, o primeiro oficial do, na época, denominado de “1º Cartório de Registro de Hypothecas e Geraes da Comarca de São Paulo”.  

O cargo de oficial do registro foi obtido por Eulálio com a criação do artigo 7 – Decreto de 26 de abril de 1865. Esse cargo nas capitais de província filiou-se à classe dos oficiais de justiça, que tinham como função “velar pelo crédito e pela propriedade”. Foi Eulálio o também responsável pelo “Primeiro livro de Inscrições das Hipothecas”, no ano de 1847, e anterior à instalação do Registro.

Naquela época, os cartórios eram herdados, e esse foi entregue para o genro e sobrinho de Eulálio, Afrodísio Vidigal, casado com Luiza Benvinda. O herdeiro direto (o filho de Eulálio) já estava comprometido com a política. Afrodísio teve que se afastar por motivos de saúde. Com o falecimento de Eulálio, no ano de 1913, o cartório foi herdado por seu sobrinho-neto, Gastão do Vidigal.

Gastão do Vidigal foi nomeado Oficial do Registro de Imóveis da 1º Circunscrição de São Paulo no ano de 1913. Seu sucessor, Sílvio Bueno Vidigal, foi o último da família a assumir o cargo de oficial. Contudo somente no ano de 1976 o cartório teve seu primeiro tabelião oficial por concurso.

Cartórios de registro de São Paulo precisam ser aprovados em concurso público

Flauzilino Araújo dos Santos foi o primeiro oficial do Registro de Imóveis a tornar-se oficial titular com base em concurso. A mudança teve como base no Decreto-lei 159/69. Flauzilino se classificou em 1º lugar do Cartório do Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito de Costa Machado. Esse tabelionato pertencia a Comarca de Mirante do Paranapanema – SP. Depois disso, tornou-se oficial titular do Cartório do Registro Civil e Anexos de Teodoro Sampaio e Oficial Interino do Cartório de Registro de Imóveis e Anexos. Todos da mesma comarca.

O Cartório se localiza na Rua Tabatinguera, 140 – Loja 1, no bairro da Liberdade. O tabelionato é responsável por atender toda a região que se localiza no entorno do Tabelionato, na cidade de São Paulo. Bairros como Sumaré, Barra Funda, Santa Efigênia e Brás são algumas das áreas abrangidas pelo Cartório. 

O Cartório possui também um portal eletrônico, disponível em http://www.primeirosp.com.br/. O site permite uma maior interação com os usuários. Também são descritos algumas ações, como:

  • Serviços oferecidos;
  • Endereço de outros cartórios do país;
  • Página de dúvidas frequentes;
  • Mapa do site;
  • E-mail automático para possíveis dúvidas.