Cartórios em SP

História e região que atende o 2º cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

Solicite Sua Certidão Online

O 2º Cartório de Registro de São Paulo (SP) é localizado na Liberdade e tem como diferencial os pedidos de certidão, que podem ser feitos diretamente à Serventia, na qual é lavrado o assento. Até o ano de 1905, o Cartório era denominado de Distrito do Sul da Sé. 

Antes mesmo de ser denominado de cartório, o registro de nascimento, casamento e óbito era feito na Paróquia. Neste caso, a busca de assento também era feita no mesmo local, antes do Decreto 9.886, de 07 de março de 1888. Depois desse período a pesquisa passou a ser realizada no Arquivo da Cúria Metropolitana. 

Atualmente o local possibilita que os pedidos sejam realizados por meio da página oficial do Registro Civil. É a partir do portal que são realizados os pedidos de certidões de qualquer Serventia (cartório). Essas solicitação são feitas para o Registro Civil do Estado de São Paulo. 

Como solicitar certidão no cartório

Quem deseja solicitar a certidão precisa estar atento para as diferentes possibilidades, que são: 

  • pessoalmente: ao comparecer pessoalmente à Serventia, a certidão é expedida de maneira imediata; 
  •  via postal: esta modalidade inclui a remessa por via postal. Neste caso, o interessado deve enviar e-mail para [email protected] . O pedido também pode ser feito pelo tel./fax (11) 2614 4989 com os dados do assento e comprovante de depósito. O depósito deve ser realizado no Banco SANTANDER BANESPA, Agência 0679, Conta 13-000731-1 (REGISTRO CIVIL DA LIBERDADE – CNPJ 00.448.072/0001-04);.

Os valores variam de acordo com a modalidade de cada certidão. Você pode conferir uma tabela atualizada de valor no portal eletrônico da Arpen, disponível emwww.arpensp.org.br, na área de tabela de emolumentos, ou entrando em contato diretamente com o Cartório: (11) 2614 4989 ou ainda enviando e-mail para: [email protected]. No Caso de envio pelos Correios é necessário avaliar as taxas de acordo com que é estabelecido pelo CEP. 

É importante lembrar que a tabela de custas e emolumentos é válida para o ano vigente, bem como as tarifas de postagem estão sujeitas a alterações sem prévio aviso, conforme normas da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos (ECT), também denominada de Correios. 

Localização

O 2º Cartório se localiza na Rua Tamandaré, 768, Liberdade, e atende as regiões da área Vila Mariana, Ipiranga, Mooca, Bela Vista, Aclimação e Paraíso.  Os contatos podem ser feitos por meio do telefone 11 – 2614-4989 ou pelo e-mail [email protected]. 

Solicite Sua Certidão Online

Outras Certidões e Documentações

O que é Ficha Cadastral Completa da Jucesp?

A Ficha Cadastral da Jucesp  é um documento que traz informações a respeito de uma empresa, de maneira mais específica do que ocorre com a Certidão Simplificada. A Ficha Cadastral contém: Nome empresarial; Endereço da sede; CNPJ; Data de início das atividades. Também há informações sobre objeto social, o capital social, os sócios. Além disso, participações no capital […]

Horário de funcionamento do cartório

Quem deseja realizar um serviço em cartório, precisa estar atento aos horários de cada local. Isso se deve ao fato de não haver um horário pré-estabelecido para o funcionamento dos cartórios de uma forma unificada. Ou seja: nem todos os cartórios de cada estado do país funcionam no mesmo horário. Independente do serviço que você […]

O que é um certificado digital?

Conheça mais sobre o certificado digital e entenda como funciona   Se você – seja como pessoa física ou jurídica – tem algum receio de usar a internet, mas precisa desse meio de comunicação, a certificação digital é uma das melhores alternativas. O que é certificado digital? Qual a validade de um certificado digital?  Mas, […]

Apostilamento para tirar a cidadania portuguesa é preciso?

Quem deseja obter a cidadania portuguesa precisa estar atento para quais documentos são solicitados. Dentre a lista de documentos pedidos para dar entrada no pedido está a necessidade de realizar o apostilamento dos documentos. O apostilamento nada mais é do que conferir a autenticidade e legalidade deles.  A legalização dos documentos é obtida por meio […]

O que é transcrição de imóvel

Com início por meio do decreto 4.857 de no ano de 1.939, a transcrição de imóvel passou a ser realizada no Cartório de Registro de Imóveis. Antes, o registro tinha, basicamente, a função de transcrever as transmissões no livro de Transcrição. A partir desse modelo de registro, era possível ter acesso aos dados pessoais do proprietário, enquanto […]

Solicite sua certidão