Cartórios em SP

História e região que atende o 3° cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

A história do 3° cartório de registro de São Paulo/SP, localizado na Penha, coincide com a história do primeiro oficial do local, Ariel Xavier de Oliveira. Assim como ocorreu com a maioria dos profissionais que eram responsáveis pelos serviços cartoriais antigamente, Ariel começou a carreira no ano de 1962.  Na época com 18 anos,  trabalhava na função de auxiliar, executou seus primeiros editais.

Após esse primeiro trabalho, Ariel Xavier de Oliveira passou a escrevente até assumir, em 1984, a titularidade do Subdistrito. De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen- SP), Ariel sempre esteve adequado para o atual Oficial de Registro Civil da Penha, já que nasceu no interior do estado e morava no bairro da Penha desde os 8 anos de idade.

Também denominado de 3º Subdistrito da Capital, o cartório ainda possui todos os livros cartoriais daquela época, por meio do antigo anexo de Tabelionato, que era responsável por abrigar todos os livros desta época. Há, inclusive, um armário destinado somente para toda esta documentação.

Em uma entrevista concedida por Ariel para a Arpen, o primeiro profissional do cartório afirmou que “a parte do tabelionato foi desativada, mas sempre tem alguém que vem requerer algum documento mais antigo, então é importante manter este arquivo sempre em ordem e bem conservado”, afirmou durante a entrevista.

Cartório foi pioneiro na informatização de dados

Uma curiosidade sobre o subdistrito da Penha é que este foi um dos primeiros cartórios a apresentar o processo de informatização, tendo em vista a necessidade de atualização dos programas, bem como a renovação das instalações. Outro fato que é destaque na história do Cartório é a data do primeiro assentamento, em 25 de março de 1890, mesmo dia e mês da criação da Freguesia da Penha de França no distante ano de 1796, o que faz com que muitas pessoas relacionem com a religiosidade presente no local.

O 3° Cartório está localizado na Travessa de Nossa Senhora da Penha, 24, no bairro Penha de França. Para entrar em contato com o local pode ser enviado um e-mail [email protected]  ou ligar para o número (0XX11) 6197-9333. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h, e os serviços disponibilizados são registro de: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Procurações, Autenticações e  Reconhecimento de Firmas

 

Com informações da Arpen-SP