Cartórios em SP

História e região que atende o 3° cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

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A história do 3° cartório de registro de São Paulo/SP, localizado na Penha, coincide com a história do primeiro oficial do local, Ariel Xavier de Oliveira. Assim como ocorreu com a maioria dos profissionais que eram responsáveis pelos serviços cartoriais antigamente, Ariel começou a carreira no ano de 1962.  Na época com 18 anos,  trabalhava na função de auxiliar, executou seus primeiros editais.

Após esse primeiro trabalho, Ariel Xavier de Oliveira passou a escrevente até assumir, em 1984, a titularidade do Subdistrito. De acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen- SP), Ariel sempre esteve adequado para o atual Oficial de Registro Civil da Penha. O comentário tem como base que ele nasceu no interior do estado e morava no bairro da Penha desde os 8 anos de idade.

Também denominado de 3º Subdistrito da Capital, o cartório ainda possui todos os livros cartoriais daquela época. Há, inclusive, um armário destinado somente para toda esta documentação. 

Cartório foi pioneiro na informatização de dados

Uma curiosidade sobre o subdistrito da Penha é que este foi um dos primeiros cartórios a apresentar o processo de informatização. Isso ocorreu pela necessidade de atualização dos programas, bem como a renovação das instalações. Outro fato que é destaque na história do Cartório é a data do primeiro assentamento, em 25 de março de 1890, mesmo dia e mês da criação da Freguesia da Penha de França no distante ano de 1796. Esse é um dos motivos que faz com que muitas pessoas relacionem com a religiosidade presente no local.

O 3° Cartório está localizado na Travessa de Nossa Senhora da Penha, 24, no bairro Penha de França. Para entrar em contato com o local pode ser enviado um e-mail [email protected]  ou ligar para o número (0XX11) 6197-9333. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. Dentre os serviços disponibilizados estão:

  • Nascimentos;
  • Casamentos;
  • Óbitos;
  • Procurações;
  • Autenticações;
  • Reconhecimento de Firmas.

 

Com informações da Arpen-SP

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