Cartórios em SP

História e região que atende o 5º cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

Considerado um dos bairros mais calmos e floridos da cidade de São Paulo, Santa Efigênia abriga também o cartório do 5º Subdistrito da Capital – Santa Efigênia. O espaço conta, desde o ano de 1991, com a oficial de cartório Ruth de Andrade Moraes, para o crescimento e manutenção do local. Atualmente o cartório conta também com uma oficial substituta, Edina Maria Andrade de Moraes Holzer. 

Um dos principais diferenciais do Cartório de Santa Efigênia está no registro de personalidades que fazem parte da história de São Paulo e também do país. Um dos exemplos deste diferencial é o assento de nascimento do escritor, crítico e poeta modernista Mário de Andrade. Outra conhecida atividade realizada no Cartório foi o registro de casamento do ex-presidente da República Washington Luís.  

A história do Cartório

A história da Oficial do cartório de Santa Efigênia tem início no bairro do Brás, onde Ruth Andrade nasceu e iniciou a carreira na área cartorial, com 15 anos na época, no cartório de Registro Civil e Tabelionato do Distrito de Ermelino Matarazzo, no qual atual como auxiliar, escrevente e Oficial Maior.  

Aos 18 anos Ruth datilografou o traslado da Escritura de sua emancipação, documento necessário para que prestasse o exame de habilitação para escrevente, quando então prestou concurso público para a área e optou por Santa Efigênia como local para trabalhar. Ela poderia escolher entre ficar na capital ou em ir para algum interior do estado. 

O principal trabalho da oficial, em entrevista concedida à Arpen/SP, é, segundo ela, é a atenção especial ao arquivo da serventia, já que é a partir dele que será possível que os livros de registro permaneçam em bom estado. Para a oficial, esta é uma importante função, já que o cartório é muito procurado para a construção de árvores genealógicas. 

Localização

O 5º Cartório de Registro Civil de São Paulo se localiza na Avenida Senador Queirós, 101 1º andar, no bairro de Santa Efigênia. Para entrar em contato com o local há disponível o telefone (0XX11) 3228-3071 ou pelo e-mail [email protected]

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. Assim como os demais cartórios de registro civil, o 5º subdistrito é responsável pelas emissões de:

  • Certidões de nascimento, casamento e óbito;
  • Procurações;
  • Autenticações;
  • Reconhecimento de firmas.