Cartórios em SP

História e região que atende o 6º cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

O Brás é um pequeno distrito, pertencente à subprefeitura da Mooca, região sudeste de São Paulo. É neste local que se encontra o  Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, e que abrange o bairro e áreas adjacência. O principal diferencial deste local está na trajetória dele, relacionada diretamente com a trajetória dos imigrantes que chegaram à cidade, e que foram responsáveis por construir também a história de São Paulo e do país. 

É possível encontrar registros de diferentes nacionalidades no Cartório, dentre eles o registro de espanhóis, italianos e portugueses, tendo em vista que desde que as atividades no Cartório começaram a ser realizadas já tratavam sobre o registro de imigrantes. Este diferencial se dá por, no ano de 1882, ter sido instalado no bairro uma hospedaria do imigrante, local necessário, já que havia um grande número de imigrantes que chegava à cidade para trabalhar (época da introdução do trabalho assalariado, considerada uma alternativa à mão-de-obra escrava). 

Mudança: Do Bom Retiro ao Brás

A história do 6º Cartório de São Paulo tem início em outro bairro, o Bom Retiro. Contudo, a mudança foi necessária já que o local era muito pequeno para a realização das atividades e, muita das vezes, apresentava problemas de epidemias, tornando-se um ambiente inadequado para a prática notarial. 

Com esta mudança, optou-se pela construção de instalações que atendessem às necessidades de recepção do grande número de estrangeiros que chegavam ao estado de São Paulo e, por isso, mudaram o bairro. Atualmente, essa hospedaria do imigrante faz parte do conjunto arquitetônico do Memorial do Imigrante, e é considerada um dos pontos turísticos do bairro. 

Atualmente o cartório conta várias modificações, como livros restaurados, arquivo microfilmado e instalações novas, a fim de trazer maior agilidade e melhor atendimento para o público do local. Ainda que tenham ocorrido muitas mudanças no Cartório, ainda é possível encontrar um grande número de estrangeiros que desejam realizar serviços no cartório. O oficial do 6º subdistrito éVirgilio Mauricio de Mattos Barroso Filho e o oficial substituto é Gerson Fogolin Filho. 

Localização do 6º Cartório de Registro Civil

Localizado na Rua Casemiro de Abreu, número 89, no Brás, o Cartório apresenta serviços como registro de nascimentos, casamentos e óbitos, além de lavratura de procurações, reconhecimento de firmas e autenticação. O telefone disponível para contato é (0XX11) 2693-0871. Em caso de dúvida, enviar e-mail para [email protected]