Solicite Sua Certidão Online
No dia a dia, quando estamos acostumados com um lugar, acabamos por nos sentirmos “mais seguros”, não é mesmo? Da mesma forma ocorre com os usuários de mobilidade urbana. Quanto mais você conhece as linhas de trens e metrô, mais você se sente seguro a saber onde é perigoso ou não. Assim como em que horários andar, dentre outra questões.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tem investido de forma árdua na segurança dentro das linhas de trem e metrô. Dentre as mudanças estão canais de denúncia no portal eletrônico da empresa. Entretanto, isso não exime de que eventuais acidentes ocorram.
Dessa forma, criamos uma lista com algumas dicas de segurança para utilizar as linhas de trens e metrôs.
Confira as dicas para usar a CPTM
– Esteja atento aos locais de recarga
Se você já possui o cartão para utilização dos bilhetes de trem e metrô, a CPTM disponibiliza um local de recargas. Nele é possível o uso de dinheiro como o de cartão. Dessa forma, ao não entrar na fila de guichê, além de você economizar tempo, não é tão visado;
– Evite mexer no celular nas entradas das estações
É possível encontrar seguranças dentro da estação, mas no perímetro que existe na entrada é muito fácil de vândalos se perderem no meio de outros diversos pedestres. Portanto, se você for utilizar o celular, deixe para pegar dentro da estação;
– Mantenha os pertences sempre a frente
Seja mochilas ou sacolas, a principal dica de segurança dentro do metrô é de manter seus pertences à frente.. A medida ocorre porque, quanto mais cheio estiver o local, mais difícil será a identificação de um possível criminoso.
– Conheça as estações
Se você não é da cidade, ou mesmo se ainda não tem domínio das linhas, uma dica é baixar o aplicativo da CPTM. Dessa forma, ao conhecer mais sobre os locais em que vai (e quais as linhas permitem o acesso), maior segurança você terá.