Cartório Humberto Cossi - Guaratingueta - Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas

Cartório Humberto Cossi é um cartório com atuação regularizada junto ao CNJ desde 19/08/1864 no bairro Campo do Galvão da cidade de Guaratingueta - SP com suas atribuições legais de Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas.

O tabelião responsável pelo cartório é Humberto Andrade Cossi de acordo com atualização cadastral junto ao CNS para o ano de 2025 no CNJ - Conselho Nacional de Justiça.

Para solicitação de documentos, certidões ou informações em geral ligue para (12) 3132-2731, ou, compareça presencialmente na Rua Dr. Castro Santos Nº 287 - Guaratingueta - SP.

Se você precisa de certidões ou documentos em geral do Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica você pode solicitar online aqui e receber em casa.

Solicite Sua Certidão Online

Dados do Cartório Humberto Cossi

  • Código (CNS): 12.036-0
  • Sequencial do cartório (SEQ): 10069
  • Nome Oficial: Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica
  • Nome Fantasia: Cartório Humberto Cossi
  • CNPJ: 50.44.131/0000-11
  • Data de Instalação: 19/08/1864
  • Data da Última Alteração: 10/07/2024

Serviços Cartorários

Confira Serviços Online

Responsáveis Legais

  • Nome Titular: Humberto Andrade Cossi
  • Nome Substituto: Antonio Nakata
  • Situação do responsável: Provido

Localização do Cartório

Contato

Atendimento

  • Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
  • Esse cartório não presta atendimento aos sábados.

Certidões e serviços prestados

Registro de Imóveis

  • Registro de compra e venda: Formaliza a transferência de propriedade de um imóvel, garantindo efeitos legais e publicidade do ato.
  • Matrícula de imóvel: Ato de abrir um registro individual do bem, com todos os dados identificadores e histórico de alterações.
  • Registro de hipoteca: Inscrição de um direito real de garantia sobre o imóvel, normalmente para assegurar empréstimos bancários.
  • Registro de penhora: Averbação de constrição judicial, indicando que o imóvel responde por uma dívida ou ação judicial.
  • Registro de usufruto: Concessão de direito de uso e gozo do imóvel a outra pessoa, mantendo a propriedade ao titular.
  • Averbação de construção: Inserção de dados sobre construção ou edificação no imóvel, atualizando as características registradas.
  • Registro de incorporação imobiliária: Procedimento que habilita construtoras a comercializar unidades de um empreendimento imobiliário.
  • Registro de convenção de condomínio: Forma legal de instituir um condomínio e fixar suas regras de uso, administração e convivência.
  • Cancelamento de ônus ou gravame: Exclusão de hipotecas ou penhoras quitadas, restaurando a plena propriedade do bem.
  • Certidão de matrícula atualizada: Documento que reflete a situação atual do imóvel, essencial em negociações e financiamentos.
  • Certidão de ônus reais: Informa se há hipotecas, penhoras ou outros gravames que possam afetar a livre disposição do imóvel.
  • Certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias: Indica se há ações judiciais que possam recair sobre o imóvel.
  • Usucapião extrajudicial: Procedimento administrativo de aquisição de propriedade, quando preenchidos os requisitos legais, sem necessidade de processo judicial, em determinados casos.
  • Averbação de mudança de nome de proprietário: Atualização cadastral quando o dono muda de nome ou estado civil.
  • Registro de loteamento: Procedimento para fracionar uma área maior em diversos lotes autônomos, seguindo normas urbanísticas.

Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas

  • Registro de contratos particulares: Formalização de acordos de compra e venda, prestação de serviços e outros que não exigem escritura pública.
  • Registro de notificações extrajudiciais: Comunicação oficial que visa dar ciência a alguém sobre determinado ato ou fato, possivelmente como tentativa de solucionar conflitos.
  • Registro de estatutos de associações: Documento de constituição de uma entidade sem fins lucrativos, oficializando sua existência.
  • Registro de atas de assembleias: Formalização das decisões tomadas em reuniões de sócios ou associados, garantindo publicidade e validade legal.
  • Registro de contratos de sociedade simples: Instrumentos que formalizam a constituição de sociedades não empresárias, como sociedades de profissionais liberais.
  • Registro de fundações: Ato de instituição e aprovação de estatuto, conferindo personalidade jurídica a fundações privadas.
  • Registro de partidos políticos: Alguns cartórios podem, conforme lei específica, registrar atos constitutivos de partidos, dando validade a sua organização.
  • Registro de ONGs e organizações religiosas: Formaliza a criação e as modificações em entidades do terceiro setor e instituições religiosas.
  • Averbação de alterações estatutárias: Inclusão de mudanças no estatuto ou contrato social, como mudança de diretoria, endereço ou objetivos sociais.
  • Certidão de inteiro teor: Documento que transcreve integralmente o teor do registro, importante para comprovação de fatos e decisões internas.
  • Certidão de breve relato: Resumo do registro, destacando pontos essenciais, como nome da entidade, data de fundação e principais diretrizes.
  • Registro de documentos de garantia: Contratos de penhor ou caução de bens móveis podem ser registrados para garantir publicidade e segurança ao credor.
  • Registro de cessão de crédito: Quando um crédito é transferido para outra pessoa ou instituição, esse ato pode ser registrado para surtir efeitos perante terceiros.
  • Registro de documentos eletrônicos: Em cartórios que oferecem a estrutura de recepção eletrônica, é possível arquivar e manter registros digitais.
  • Busca e emissão de segunda via de documentos: Consulta ao acervo e solicitação de novas vias de registros efetivados, imprescindível para processos administrativos ou judiciais.

Cartórios Próximos

Cidade: Guaratingueta

Saiba Mais Sobre Certidões e Documentações

Registro Civil das Pessoas Físicas

O primeiro registro civil a que temos acesso é o de nascimento. É a partir dele que a criança passa a ter os direitos de uma cidadã brasileira, provando de forma jurídica de que existe. Garantido por lei, o registro de nascimento é realizado de forma gratuita nos Cartórios de Registro Civil.  De forma mais […]

Como o blockchain pode revolucionar o mercado financeiro

Você já ouviu falar em blockchain? Crescente tecnologia, o blockchain tem aparecido como uma das principais apostas para empresas. Isso ocorre porque buscam maior segurança em suas transações, pagando menos e não se esquecendo de apresentar as informações necessárias para os participantes.  Com início no mercado financeiro, o blockchain passou a ter destaque a partir […]

Certidão de Protesto: Como saber o cartório de protesto e solicitar certidão

A certidão de protesto é um documento fundamental para quem precisa comprovar a existência ou a inexistência de protestos em seu nome ou no nome de terceiros. Esse tipo de certidão pode ser exigido em diversas situações do dia a dia, como na hora de financiar um imóvel, comprar um veículo ou até mesmo para […]

Certidão de Óbito: Como solicitar segunda via atualizada no cartório civil

A certidão de óbito é um documento fundamental que formaliza o falecimento de uma pessoa perante os órgãos públicos. Ela desempenha papel crucial em diversas esferas, como inventários, pensões e até mesmo em processos de seguros. A obtenção da segunda via da certidão de óbito pode ocorrer em diversas circunstâncias, seja pela perda do documento […]

Certidão de Nascimento: Veja como solicitar a segunda via online

A certidão de nascimento é considerada um dos principais documentos de identificação no Brasil. Por meio dela, é possível comprovar dados fundamentais, como nome completo, filiação, local e data de nascimento. Atualmente, esse registro é amplamente requerido em diversas situações do dia a dia, seja para matrícula escolar, para emissão de documentos de identidade ou […]

Solicite sua certidão