Cartório em São Paulo

Dúvidas

Horário de funcionamento do cartório

Quem deseja realizar um serviço em cartório, precisa estar atento aos horários de cada local. Isso se deve ao fato de não haver um horário pré-estabelecido para o funcionamento dos cartórios de uma forma unificada, ou seja, nem todos os cartórios de cada estado do país funcionam no mesmo horário.

Independente do serviço que você deseja realizar, como a emissão de registro de nascimento, casamento ou óbito, cópia autenticada, matrícula de imóvel, emissão de certidão negativa de débito, dentre outros serviços fornecidos pelos cartórios de diferentes categorias, a pesquisa é o primeiro passo para não perder tempo. 

De forma geral, os cartórios funcionam em um período dentro do horário comercial previsto no país, entre as 9h e 17h. No caso dos estados que participam do horário de verão é preciso estar atento a mais essa questão antes de sair em busca de um cartório fora do tempo previsto. Porém isso não significa que não seja possível encontrar instituições responsáveis pelos Serviços que não estejam abertas a partir das 8h, por exemplo. 

Uma alternativa para as pessoas que precisam realizar um serviço cartorário mas que não querem enfrentar a burocracia e o tempo que pode ser enfrentado devido filas e outras questões, são os cartórios online, portais eletrônicos que possuem uma rede de contatos com diversos cartórios das mais variadas unidades federativas do país e que fornecem os mesmos serviços que seriam realizados no ambiente físico. 

A principal diferença entre o cartório físico e o online está na agilidade em que as atividades podem ser realizadas. Em alguns cliques é possível solicitar a emissão da segunda via da certidão de nascimento, por exemplo, precisando apenas que sejam pagas as taxas solicitadas para a realização e emissão do documento, que pode ser feita por e-mail ou Correios, a critério do cliente.