Cartório em São Paulo

Dúvidas

Qual a validade de certificado digital?

Quem deseja ter mais segurança no processo que envolve a certificação digital precisa estar atento para os períodos de validade do certificado. É que muita gente acha que, por ser um arquivo eletrônico, o certificado digital não possui um período de validade. Isso acaba complicando no que tange a validade jurídica do mesmo. 

A certificação digital nada mais é do que uma assinatura digital, que possui validade jurídica. Ela é responsável por realizar a proteção em transações eletrônicas dentre outros serviços realizados em ambiente eletrônico. Essa é uma forma de identificar os requerentes – sejam eles físicos ou jurídicos – e também de obter segurança e agilidade no processo que envolve a certificação. 

Desse modo, o certificado digital nada mais é do que um documento eletrônico. Ele é responsável por trazer proteção às informações que são trocadas dentro da web. As empresas que são responsáveis por fornecer esse tipo de serviço investem em tecnologia específica. Essas medidas ocorrem  para que haja segurança autenticidade, confidencialidade e integridade às informações que estão disponíveis no ambiente eletrônico. Dessa forma,  o certificado é transformado em uma “carteira de identidade”.  

Tipos de certificado digital

A Certisign é considerada uma das maiores empresas do ramo. A empresa conta com informações no portal eletrônico que ajudam a identificar o período de validade do certificado digital. No caso dessa instituição, os titulares de Certificados Digitais que emitiram o documento eletrônico entre o mês de agosto de 2012 ou 2014 precisam estar atentos ao prazo para expiração, a fim de realizar a renovação. 

De forma geral, portanto, a validade dos certificados pode ser obtida nos sites dos fornecedores. Entretanto, para quem deseja ter uma média de tempo entre o período de validação e expiração, considera-se que os Certificados Digitais seja de um ou 3 anos. Essa validade serve tanto para pessoa física (e-CPF), quanto aqueles direcionados para empresas (e-CNPJ e NF-e)