Cartórios em SP

História e região que atende o 11º cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

Solicite Sua Certidão Online

Fundado no ano de 1899, o 11° Subdistrito da Capital fica localizado em Santa Cecília e guarda com ele diversas histórias, pois no início, muitas informações eram armazenadas no cartório, ainda que não fossem referentes às atividades do local. Dentre as principais informações encontradas estavam objetos e documentos, que acabaram por ser enviadas para o Arquivo do Estado, como processos de habilitação de casamentos, cartilhas de estilo, atas de eleições, livros de audiências e até registros de animais. 

O responsável por organizar todos esses dados e enviar para o local correto de armazenamento foi o Oficial Fernando Navarro, que iniciou as atividades no Cartório em novembro de 1987 e permanece até hoje trabalhando no local. Contudo, a carreira de Navarro teve em início em março de 1966, como auxiliar de cartório na serventia da Barra. 

Seja o destino – por ser filho de profissionais que já atuavam na área de registro civil – ou não, o oficial passou a trabalhar, como servente, quatro anos depois. O Subdistrito de Santa Cecília passou a fazer parte da vida de Navarro quando sua mãe se tornou oficial do local. Ali, ele trabalhou como escrevente, oficial maior, escrivão interino, até assumir o cargo de Oficial. 

Abrangendo as áreas dos bairros de Santa Cecília, Higienópolis, Pacaembu, e Campos Elíseos, a unidade se localiza em um prédio antigo, e atende centenas de pessoas por dia. Por atender um grande número de pessoas, o Cartório conta com três substitutos do Oficial, sete escreventes e sete auxiliares, além do Juiz de Casamentos e do Suplente, funcionários responsáveis por uma emissão diária de, em média, 150 registros. 

 Além da sala de espera de uma sala exclusiva para Navarro, o local conta com setores de registros de certidões de nascimento, casamento e óbito e de autenticações e reconhecimento de firmas. Já no andar superior é possível encontrar o salão de casamentos e uma sala na qual os documentos são informatizados. 

Localizado na Rua Conselheiro Brotero, número 879 – Bairro Santa Cecília, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 11º Subdistrito da Capital - Santa Cecília disponibiliza o e-mail [email protected]  para a retirada de possíveis dúvidas e os telefones (0XX11) 3667-2642/3826-8302/3825-6552. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. 

Solicite Sua Certidão Online

Outras Certidões e Documentações

Qual a validade de certificado digital?

Quem deseja ter mais segurança no processo que envolve a certificação digital precisa estar atento para os períodos de validade do certificado. É que muita gente acha que, por ser um arquivo eletrônico, o certificado digital não possui um período de validade. Isso acaba complicando no que tange a validade jurídica do mesmo.  A certificação […]

Certidão de Óbito: Como solicitar segunda via atualizada no cartório civil

A certidão de óbito é um documento fundamental que formaliza o falecimento de uma pessoa perante os órgãos públicos. Ela desempenha papel crucial em diversas esferas, como inventários, pensões e até mesmo em processos de seguros. A obtenção da segunda via da certidão de óbito pode ocorrer em diversas circunstâncias, seja pela perda do documento […]

O que é o Oficial de Registro de Distribuição?

Você sabe o que é um oficial de registro de distribuição? Esse profissional pode ser denominado de diversas formas. Dentre eles: Notário; Registrador; Oficial de registro. Ele é o responsável por ser o profissional do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro.  Registro de Distribuição: serviços […]

O que é um certificado digital?

Conheça mais sobre o certificado digital e entenda como funciona   Se você – seja como pessoa física ou jurídica – tem algum receio de usar a internet, mas precisa desse meio de comunicação, a certificação digital é uma das melhores alternativas. O que é certificado digital? Qual a validade de um certificado digital?  Mas, […]

Certidão de Imóvel: Como solicitar segunda via atualizada online

A certidão de imóvel é um documento de grande importância para quem deseja comprovar a situação de um bem imobiliário junto ao cartório de Registro de Imóveis. Este artigo tem como objetivo explicar, de forma clara e objetiva, tudo o que você precisa saber para entender a utilidade dessa documentação e como realizar a solicitação […]

Solicite sua certidão