Cartório em São Paulo

Dúvidas

Correspondente jurídico no cartório

O correspondente jurídico é um profissional que realiza um trabalho auxiliar para uma empresa ou escritório de advocacia.  Também denominados de advogados de apoio, esses profissionais são responsáveis por realizar atividades na função, na maioria dos casos, em áreas que não são a mesma em que se localizam os seus contratantes, junto à Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Juizados Especiais e Cartórios. 

O que faz o correspondente jurídico

A função de correspondente jurídico tem crescido como uma alternativa para os profissionais da área que pretendem dar início a carreira de advogado ou obter uma renda extra. Ao realizar as atividades como correspondente, o profissional adquire experiência e obtém networking necessário para dar prosseguimento na carreira de advocacia. 

Dentro do ambiente cartorial, o correspondente jurídico é responsável por acelerar certos cumprimentos de ordem e o andamento de processos. Além disso, o advogado de apoio também pode realizar despachos com o Magistrado que estiver impedindo as questões processuais da demanda e também de acompanhar a inserção das deliberações do juiz nas folhas do processo, levando em consideração que essas atividades variam de acordo com o cartório no qual são realizadas as atividades. 

Quais as dificuldades?

Uma das maiorias dificuldades descritas por profissionais que trabalham na área da correspondência jurídica é quanto ao acesso a processos que estão no recebimento, processamento, juntada de petição, expediente, etc., tendo em vista que em cidades do interior os cartórios dificultam ainda mais a disponibilização de autos.  Dentre as alternativas para esse problema está a de pegar uma boleta com o andamento, nome e matrícula dos serventuários, a fim de que o prazo especificado seja cumprido. 

Atualmente é possível encontrar diversos portais eletrônicos que realizam o cadastro de profissionais para a área de correspondente jurídico, com informações sobre o currículo e especializações do advogado. Esta alternativa tem sido muito utilizada por escritórios de advocacia para a contratação de correspondentes.