Cartório em São Paulo

Dúvidas

Correspondente jurídico no cartório

O correspondente jurídico é um profissional que realiza um trabalho auxiliar para uma empresa ou escritório de advocacia.  Também denominados de advogados de apoio, esses profissionais são responsáveis por realizar atividades em áreas que não são a mesma em que se localizam os seus contratantes. Dentre os locais em que o correspondente jurídico pode auxiliar estão:

  • Justiça Estadual;
  • Justiça Federal;
  • Justiça do Trabalho;
  • Juizados Especiais;
  • Cartórios. 

O que faz o correspondente jurídico

A função de correspondente jurídico tem crescido como uma alternativa. Ao realizar as atividades como correspondente, o profissional adquire experiência e obtém networking necessário para dar prosseguimento na carreira de advocacia. 

Dentro do ambiente cartorário, o correspondente jurídico é responsável por acelerar certos cumprimentos de ordem e o andamento de processos. Além disso, o advogado de apoio também pode realizar despachos com o Magistrado que estiver impedindo as questões processuais da demanda. Ele também acompanha a inserção das deliberações do juiz nas folhas do processo. Para essa questão, o profissional leva em consideração que as atividades variam de acordo com o cartório. 

Quais as dificuldades?

Uma das maiorias dificuldades descritas por profissionais que trabalham na área da correspondência jurídica é quanto ao acesso a processos. Eles são responsáveis pelo  recebimento, processamento, juntada de petição, expediente, etc., e a dificuldade está em que, em cidades do interior, os cartórios dificultam ainda mais a disponibilização de autos.  

Atualmente é possível encontrar diversos portais eletrônicos que realizam o cadastro de profissionais para a área de correspondente jurídico, com informações sobre o currículo e especializações do advogado. Esta alternativa tem sido muito utilizada por escritórios de advocacia para a contratação de correspondentes.