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Qual a história da CPTM?

Uma das maiores empresas no ramo ferroviário, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) surgiu no ano de 1992. Ela surge a partir da lei de nº 7.861, datada de 28 de maio de 1992, a fim de modernizar a malha ferroviária presente no estado de São Paulo. 

A CPTM foi a segunda companhia a assumir a região metropolitana, no local da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e da Ferrovia Paulista S/A. Desde a inauguração, a CPTM realiza mudanças constantes na malha ferroviária do estado. No ano de 2002 foi finalizada a primeira Estação Referência. 

Nesse novo modelo de estação, a CPTM passou a priorizar um alto padrão de qualidade nos serviços fornecidos. Nesse sentido, passou-se a construir, inclusive, um número maior de linhas. Até o fechamento deste artigo eram 07 linhas que são interligadas ao metrô. 

Conquistas na história da CPTM

Uma das mais novas conquistas da empresa foi realizada no ano de 2005, com a implantação do Bilhete Único. O sistema, através de convênio estadual e municipal, interliga a linha de transporte sob trilhos e o de mobilidade urbana. 

Além disso, a CPTM conta com canais de ouvidoria, para que os clientes possam indicar e também avaliar o trabalho que vem sendo realizado pela empresa. Outro ponto é a cartilha de direitos e deveres que os usuários das linhas possuem. Todas as informações se encontram disponíveis no portal eletrônico da empresa, ligada diretamente à gestão estadual de São Paulo.