Cartório em São Paulo

Dúvidas

O que é um certificado digital?

Se você – seja como pessoa física ou jurídica – tem algum receio de usar a internet, mas precisa desse meio de comunicação, a certificação digital é uma das melhores alternativas. Mas, afinal, o que é um certificado digital? Essa modalidade de arquivo eletrônico visa corresponder a uma assinatura digital, que possui validade jurídica. 

Desta forma, que detém um certificado digital tem uma proteção maior a respeito de transações que serão realizadas no meio eletrônico dentre outros serviços pela Internet. Ou seja, as pessoas tem uma forma de se identificar de maneira verídica. 

Como realizar certificação digital

Ao realizar a certificação digital, ou mesmo entrar em contato com uma empresa que seja especializada em realizar o serviço para assinar um pacote, o requerente passa a ter uma segurança no ambiente virtual. Na maior parte do caso, os principais interessados em realizar o serviço são pessoas que trabalham com trocas de informações que requerem um nível de confidencialidade alto. 

Assim, ao realizar a certificação digital, o interessado pode realizar diversas atividades, como reconhecimento de firmas, entrega de documentos, transações online, dentre outras atividades, todas no próprio ambiente eletrônico, com a garantia de autenticidade e segurança garantidas pela empresa na qual foi realizado o acordo para prestação desse serviço. Lembre-se de pesquisar uma empresa que possua garantia no mercado, e que seja indicada dentre as empresas com renome mundial, como uma forma de se proteger ainda mais. 

Abaixo fizemos uma lista com as principais atividades que podem ser realizadas ao obter um certificado digital. Confira: 

  • Assinatura e envio documentos pela internet; 
  • Realização de transações bancárias; 
  • Envio de declarações da empresa (no caso de pessoa jurídica, principalmente); 
  • Assinatura de notas fiscais; 
  • Conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e); 
  • Manifestações do destinatário; 
  • Realização de transações bancárias; 
  • Login” em ambientes virtuais com segurança.