Cartório em São Paulo

Dúvidas

Dicas para locação de uma caçamba de entulho em São Paulo

Quando se inicia um trabalho de obra ou reforma, seja em casa ou no trabalho, muitos entulhos surgem. E o que é feito para retirar esse entulho de forma adequada? É nesse ponto que surge as caçambas de entulho, um mercado que cresce a cada dia, e que facilita em muito a retirada de entulhos. Mas, afinal, como realizar um bom trabalho do descarte se não tenho noção de como despejar o entulho da minha obra?  

Em alguns estados é possível ter acesso à caçamba de forma gratuita, como ocorre no Rio de Janeiro e São Paulo (desde que levado em consideração os limites de volume), enquanto em outros é necessário locar. No caso do serviço gratuito, o entulho deve ser embalado em sacos e pesar, no máximo, 50 kg/dia, podendo variar de acordo com o estado em que é realizado o serviço. 

Dessa forma, é de extrema importância que o interessado tenha conhecimento sobre o trabalho que será realizado, a fim de identificar quais são os principais requisitos da empresa que será contratada. 

Meu limite de descarte de entulhos é maior do que o permitido. E agora? 

Se a obra que o interessado estiver realizando for grande é bem provável que o peso de entulho seja superior a 50 kg/dia, como é no caso de São Paulo (os valores variam de acordo com cada local, por isso é importante verificar). Com essa mudança, a pessoa precisa partir em busca da locação de uma caçamba. 

Uma alternativa para quem partirá em busca de aluguel é ir aos serviços de limpeza municipal, pois, comumente, o local apresenta uma lista com empresas que são credenciadas ao serviço. Essa alternativa é boa porque garante que o descarte será feito da forma correta, em locais próprios para resíduos de construção, levando em consideração as leis municipais. 

Dentre os materiais que podem ser transportados pela caçamba de entulho estão: paredes, tijolos, gesso, carpe, lã de vidro, canos, troncos, pisos, dentre outros materiais que correspondam aos que são utilizados ou descartados a partir de uma obra. 

Dicas para locação de uma caçamba de entulho 

Após encontrar a empresa desejada para o aluguel da caçamba, a pessoa precisa estar atenta para algumas questões, que poderão interferir diretamente no descarte dos resíduos da obra. Além disso, é preciso verificar questões práticas que não tragam o risco de taxas para o locador. Confira algumas dicas abaixo: 

  •  A caçamba precisa ser colocada a 30 cm da guia (sendo essa medida para não atrapalhar água da chuva); 
  • A distância deve ser de, no mínimo, 30 e, no máximo, 50 cm, a fim de não comprometer passagem de veículos, quando colocada em via pública; 
  • Observe a legislação municipal, para identificar o prazo máximo de permanência da caçamba; 
  • Antes de finalizar o contrato de aluguel, verifique se a empresa possui uma boa reputação, a fim de evitar problemas com prazos; 
  • Esteja atento aos horários para a retirada de entulho; 
  • Por fim, a internet possibilita uma grande quantidade de empresas. A pesquisa ajuda a evitar problemas futuros.