Cartórios em SP

História e região que atende o 12º Cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

A história do 12º Cartório de Registro de São Paulo pode ser descrita por meio de datas. Assim, no dia 19 de dezembro de 1906 é criado o Distrito de Paz do Cambuci, por meio da Lei nº 1.040-B. Um ano depois, no dia 15 de março ocorre a instalação do local que somente em 31 de março do ano de 1938 viria a tornar-se a 13ª Zona Distrital de Paz de São Paulo, por meio do Decreto nº 9.073. Em 1944, também no dia 30, mas do mês de novembro, o local passa a ser denominado de outra forma, de Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 12º Subdistrito de Cambuci, por meio da Lei nº 14.334. 

Contudo, muito do que foi possível construir nesse local foi com base no trabalho do Oficial do Cartório, Roberto de Almeida, que trabalha ali desde o ano de 1983, ou seja, há mais de 40 anos. No início das atividades cartoriais, Roberto trabalhava no subdistrito da Sé, na função de escrevente. Depois da Sé, o oficial passou por Diadema até chegar a Cambuci, onde veio a se tornar oficial somente 11 anos depois da chegada. 

Estrutura do 12º Cartório de registro de São Paulo/SP

O Cartório conta com 11 profissionais, sendo sete escreventes, três auxiliares e uma copeira, responsáveis por atender o bairro de Cambuci e as áreas adjacentes, como Mooca, Aclimação, Ipiranga e Liberdade. Além disso, o 12° Subdistrito da cidade de São Paulo conta com um posto de atendimento localizado no Hospital Cruz Azul, e que realiza um trabalho em conjunto com a maternidade da instituição. 

As mudanças também foram presentes na história do Cartório que, antes de chegar ao endereço atual (dois anos atrás), passou por outras duas residências. Atualmente o cartório se localiza em um local amplo, com corredores e assentos para o atendimento do público, realizado no balcão. É possível encontrar também uma sala onde ficam os arquivos de documentos e um salão para casamentos. 

 Localização e horário de funcionamento

Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h, o Cartório disponibiliza o telefone (0XX11) 3275 4840 para contato, bem como o e-mail [email protected].br, normalmente utilizado para o esclarecimento de possíveis dúvidas. O Cartório de Registro Civil do 12º Subdistrito se localiza na Rua Albuquerque Marnhão, número 106 – Bairro Cambuci.