Cartórios em SP

História e região que atende o 18° cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

O 18º Cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de São Paulo, localizado em Ipiranga, foi instalado no ano de 1919, e conta atualmente com uma equipe composta por diversos funcionários, que trabalham no auxílio dos interessados em realizar os serviços que, de acordo com o Cartório, devem ser prestados com qualidade e agilidade. 

Dividido em três seções, o Cartório se localiza em um sobrado antigo e possui como diferencial o registro de atividades de pessoas famosas. Dentre elas está a certidão do primeiro casamento do presidente Luiz Inácio da Silva, na época em que ainda nem era conhecido por seu apelido de “Lula”, com Maria de Lourdes Ribeiro da Silva, no ano de 1969. Este registro é responsável pela visita de diferentes equipes de reportagens que são interessadas na história do então presidente. 

Estrutura do Cartório

O Cartório de Ipiranga conta com Rinal Zampiéri como oficial e a oficial substituta é Luiza Saldanha Diniz Zampiéri. O oficial, que já tem 72 anos, começou a trabalhar na área quando casou com sua atual esposa e oficial substituta, Luiza. Antes ele era locutor de programas de rádio, em redes como a Piratininga e a Tupi. No início Zampiéri era auxiliar do seu sogro, pai de Luzia, e após o falecimento dele, quando já havia passado ao posto de escrevente, se tornou titular do Cartório. 

Atualmente o 18º Cartório Oficial de Registro Civil conta com uma equipe de 26 funcionários, além de quatro seguranças. Em entrevista concedida à Arpen, o oficial afirmou que o Cartório é muito bem vista por todo o bairro. Para ele, um exemplo disto são as 100 fotografias antigas, entre os anos de 1920 até os anos de 1950 e 1960, dispostas em quadros, e que relembram a história da cidade de São Paulo e do cartório, tendo em vista que essas fotografias foram, em quase sua totalidade, doadas por moradores do bairro. 

Localização

O 18º Cartório fica localizado na Rua dos Sorocabanos, número 249 – Ipiranga, conta com serviços de registros de nascimento, casamento e óbito, bem como autenticações, reconhecimento de firmas, procurações e cartas de sentença. Os contatos disponíveis são o e-mail c[email protected] e pelo telefone (11) 2063 4581. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábado das 9h às 12h.