Cartórios em SP

História e região que atende o 4° cartório de registro de São Paulo/SP (Breve relato sobre a história e curiosidade sobre o cartório)

Considerada uma das serventias mais antigas da cidade de São Paulo, a serventia da Freguesia do Ó foi instalada no ano de 1796, por meio do decreto de 15 de setembro de 1796. Atualmente, o 4º Cartório de registro de São Paulo (SP) localizado neste local conta com um sistema informatizado. De acordo com dados do cartório, são 29 profissionais da área que possuem computadores próprios. 

A história do Cartório se relaciona com a história de Francisco Fazion, um dos primeiros profissionais responsável pelo Registro Civil da área. Saindo da região natal para conseguir trabalho, Fazion conseguiu emprego no cartório de Freguesia do Ó, como então auxiliar cartorial. 

Após este início, Fazion foi deslocado para a comarca de Pacaembu, onde atuou como escrevente e depois Oficial Substituto, entre os anos de 1957 e 1960. Outra passagem foi o 1º cartório de Notas e Ofício de Justiça. Ao se mudar para capital, o profissional foi para o Registro Civil da Lapa. Somente no ano de 1962 Fazion se deslocou para o 4º subdistrito, onde está até hoje. 

Em entrevista fornecida à Arpen, o profissional afirmou que tudo dentro do cartório passa pelo aval dele. “Nada é feito sem passar por mim. Mesmo de longe acompanho o que de mais importante acontece com a nossa classe”, destacou o profissional 

Processo de armazenamento de dados

O primeiro óbito foi registrado no dia 07 de janeiro de 1852, mas poucos dados foram salvos com as mudanças de locais. Isso ocorreu porque os livros antigos não tiveram o cuidado necessário. Um trabalho de formatação nos livros vem sendo feito para que não haja novos erros como o que ocorreu com os livros de óbito. 

No dia 21 de julho de 1931, por meio do decreto nº 5121em seu 3º artigo, o cartório teve a função de anexos do Tabelionato de Notas suspenso após apenas dois meses. Ainda em 1931 passou a funcionar com os Anexos de Tabelionato de Notas e, em 1938, passou a ser a 4º zona distrital do distrito de Paz de São Paulo. Contudo, somente no ano de 1944, o cartório passou a funcionar com a denominação de 4º Subdistrito. 

Localização

O 4° Cartório se localiza na Avenida Migual Conejo, número 969, no bairro da Freguesia do Ó. Para entrar em contato com o local são disponibilizados o telefone (0XX11) 3933-2100 e o e-mail [email protected].