Cartório em São Paulo

Serviços

Xerox autenticada


Quer retirar uma xerox autenticada, mas não sabe como? Abaixo explicamos como fazer:

Também denominada de cópia autenticada, a xerox autenticada é responsável por trazer autenticidade à fotocópia de um determinado documento. Em muitos casos, essa cópia inclusive substitui o documento a ser apresentado.

O primeiro passo para uma pessoa que deseja tirar a cópia autenticada de um determinado é ir a um cartório ou tabelionato de notas. É nesse local que o interessado consegue realizar o processo. O ideal é que a pessoa compareça portando o documento original para que a fotocópia seja retirada no próprio cartório.

Esse tipo de solicitação ocorre porque se a pessoa já levar a xerox do documento, também será preciso apresentar o documento originais. Para os cartórios, essa é uma garantia para conferência do documento.

Confirmada a autenticidade do documento, o próximo passo do escrevente é de assinar a xerox e dar um carimbo de autenticidade. Contudo, o carimbo deve estar na frente e no verso da folha. Além disso, em alguns casos é necessário que o tabelião faça especificações sobre o documento no verso. Isso ocorre para que o cartório faça a validação do documento.  

É importante que o requerente que solicitou a xerox também verifique se no carimbo e assinatura do tabelião estão todas as informações sobre o profissional. Outra pessoa que pode realizar esse processo é o escrevente. Somente esses dois profissionais do cartório podem realizar a atividade. 

Quais os requisitos para obter uma xerox autenticada

Algumas questões são avaliadas para que seja possível realizar a xerox autenticada. Dentre os principais requisitos que podem impedir de que uma fotocópia autenticada seja entregue estão: 

  • Documentos adulterados;
  • Informações raspadas;
  • Correções escritas a lápis;
  • Documentos carbonados;
  • Documentos sem tradução juramentada.

Além disso, se o documento entregue tiver sido realizado em meio eletrônico é necessário que o mesmo contenha o carimbo do órgão responsável.